domingo, 28 de fevereiro de 2010

Primeira Etapa Realizada em Campo Grande- MS

Frei Demétrius, Frei João Mário, Frei Frenandinho com a galera da Jufra!!!!





























                             Rosangela Gonçalves de Azevedo
                            Secretária Regional de Comunicação

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONGRESSO NACIONAL DA JUFRA DO BRASIL


E aí galera? tudo na paz?

Nos dias 12, 13, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2010, aconteceu em Mossoró-RN o XIV Congresso Nacional da Jufra do Brasil - CONJUFRA, com o seguinte tema: "Jufrista como protagonista de sua própria história" e com o lema: "O desafio é ser jovem!". O evento reuniu todos os representantes regionais do Brasil bem como os representantes de área de cada região.

A região Oeste foi representada por mim Fabiola (MS), Fábio e Eda, ambos de Cuiabá-MT. No envento foram abordados os temas citados acima bem como a situação financeira da Jufra Nacional, apresentação de relatórios por região, relatório do secretário nacional e os relatórios de Área.

Para mim foi uma experiência sem igual. Conhecer pessoas do país todo, com realidades completamente diferentes foram acontecimentos que guardarei por toda a minha vida. O país como um todo está, no geral, bem. Porém algumas regiões ainda precisam de ajuda com relação a formação e um melhoramento no relacionamento OFS-Jufra, o que para nós já é uma realidade.

Fiquei muito encantada com a região nordeste. A jufra lá é muito forte, sólida em vários aspectos formativos e físicos-financeiros e que mais me chamaram atenção. Lá, tanto as fraternidades locais como regionais possuem sede física (ou seja, possuem casa para uso dos jufristas). As fraternidades, junto com os assistentes espirituais, elaboram grandes projetos e encaminham para a Alemanha e lá eles destinam verba para investimentos nessas questões.

A região do nordeste é muito grande e de uma força incrível, tanto que a sede do secretariado nacionao da jufra ficou na região por alguns anos consectivos. Se falar de Brasil agora para mim, não existe uma região mais autêntica quando o assunto é cultura.

Lá eles possuem uma cultura típica brasileira que não sofreram influências internacionais como pesquisas apontam no nosso caso e no caso o RS. O tereré e o chimarrão por exemplo, são de cultura paraguaia (eu tenho orgulho de fazer parte de uma familia tradicional paraguaia rs...)
Nós e os gaúchos apenas copiamos, conforme dizem as pesquisas sobre o ciclo da erva mate 'Ilex paraguariensis' no Brasil, o tereré e o chimarrão dessa região. Totalmente diferente do nordeste, que tem comidas e bebidas típicas da região, bem como suas danças e costumes.

O local do próximo CONJUFRA já está decidido e será no Regional Sul 3. No ano que vem teremos o "Jufrão" que é um encontro de caráter festivo destinado à todas as fraternidades do Brasil e acontecerá em Canindé-CE, próximo a Fortaleza. Eu preferiria Fortaleza né, mas quem sabe até lá as coisas não mudam? rs

A data eu não me lembro bem agora, me parece que será no Carnaval ou em julho. De qualquer forma, assim que estiver com os dados corretamente eu postarei aqui para vocês.

Quem assumiu a Presidência da Jufra do Brasil foi o jufrista professo Alex Sandro Bastos Ferreira, de São Paulo, Fraternidade Jufra das Chagas – Região Sudeste 3 (SP), com gestão de 2010-2013.

Abaixo, listo a nova formação do Secretariado Fraterno Nacional da Jufra:

Secretário Fraterno Nacional – Alex Sandro Bastos Ferreira (SP)
Subsecretário Nacional para a área Norte - Eliezon Pereira Mesquita (PA)
Subsecretário Nacional para a área Nordeste A - Wesley Silva Soares (PI)
Subsecretário Nacional para a área Nordeste B - Ricardo Meneses (SE)
Subsecretário Nacional para a área Sudeste - Leonardo Augusto Lima Fagundes Silva (SP)
Subsecretária Nacional para a área Sul - Jamille Willes (RS)
Subsecretário Nacional para o Centro-Oeste - Fábio Delvechio (MT)
Delegado Internacional da JUFRA - Jackson dos Santos Barbosa (CE)
_____________________________________

Abaixo vou postar algumas fotos dos momentos do Encontro!


Aqui, Jufristas do Brasil reunidos! (SP, RJ, MG, CE)



Missa - Posse do novo Secretário Nacional



Foto Oficial do Encontro



Aqui a galera reunida na casa sede da OFS em Fortaleza-CE



Alex (SP), Leo e Larissa (SUL) e Jackson (CE)



Alex, novo secretário nacional, Edmilson (Animador Fraterno Nacional) e Jackson (ex secr. Fraterno Nacional)




Aqui, Sondelini (Maranhão) com as meninas da área Sul - Jamille e Ariana



Aqui, Benedito, Ministro Nacional da OFS


PAZ & BEM
______________________________________________
Fabiola Espíndola - Vice Secretária Fraterna Regional Oeste
Subsecretária de Formação Regional Oeste

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

10° Corjufra e Encontrão - Região Oeste

CONGRESSO REGIONAL DA JUFRA OESTE MS/MT/RO


E aí galera, Paz e Bem!

Em Outubro de 2009 aconteceu em Cuiabá-MT, o nosso 10° Corjufra e Encontrão. Estavam presentes as fraternidades das cidades de Dourados-MS, Campo Grande-MS, Rio Verde-MS e Cuiabá-MT.

Esse Congresso Regional da Jufra foi avaliativo, avaliamos a caminhada das fraternidades que constituem o nosso Regional, discutimos pontos importantes como a situação financeira e formativa da região.
Também foram votadas algumas prioridades na região e as datas para o próximo Conjufra (que deverá ser eletivo) e o próximo Encontrão. Ambos acontecerão no ano de 2011.

Queremos lembrá-los que o Encontrão e Corjufra, embora no mesmo local, os mesmos aconteceram em datas dias diferentes, selecionadamente separados já que o Encontrão se trata de um evento festivo de Regional.

No encontrão tivemos muitas atividades, como apresentações culturais, manhãs de formação e oração, teatros e uma super engraçada Gincana, comandada pelas Jufristas Fabíola, Rosangela e Luciana de Dourados-MS.

Abaixo algumas fotos do encontro, divirtam-se!

Paz e Bem!
__________________________
Foto Oficial dos Palhaços na Gincana, eles eram encarregados de 'ajudar' os competidores na brincadeiras... rs



Apresentação Cultural (Alvaro e Peterson - CG)



Abaixo, Fabiola Espindola (Vice- Secretária Fraterna Regional), Luciana Goncalves (Subsecretaria de Micro e Mini Regional, Aryadnee Espindola (Secretária Fraterna - Luz do Amanhã) e Rosangela Gonçalves (Subsecretaria de Comunicação Regional)



Foto Oficial do Encontro



Abaixo, o Secretariado Regional Oeste - da esquerda para a direita: Cristiane (CG) Co-animadora do Regional Campo Grande, Eda Lúcia (MT) Co-Animadora Regional Cuiabá, Frei Rinaldo (MT) Assistente Espiritual, Jorgina Espindola (MS) Ex Animadora do Regional Dourados, Fabíola Espindola - Vice secretária Fraterna Regional e formadora, Luciana Gonçalves - Subsecretaria de Micro e Mini Regional, Fábio - Secretário Fraterno Regional, Ronsagela Gonçalves - Subsecretaria de Comunicação Regional e Jackson Barbosa - Secretário Fraterno Nacional (Fortaleza-CE)




Da esquerda para a direita: Jorgina (Ex Animadora do Regional), Um frei que esqueci o nome rs, Frei Agnaldo - Dourados - Assistente Espiritual/Luz do Amanhã, Clodoaldo (OFS) Atual Animador do Regional, Edvaldo Dias dos Santos (Dourados) Vice Ministro Regional da OFS, Frei Rinaldo - Assistente Espiritual do Regional.




Peterson (Campo Grande-MS) Animador Local atuando com os outros palhaços na gincana.




Peterson e Alvaro (Campo Grande-MS) Animadores Locais na noite Cultural




Festa do Dia das Crianças - Luz do Amanhã-Dourados/MS



Plenária durante o Congresso




Para começar bem o nosso blog, achei pertinente postar uma passagem muito linda na qual Francisco conversa com Deus.

"Em lágrimas, Francisco disse a Deus:

- Senhor, eu amo o céu e as estrelas. Eu amo Clara e suas irmãs. Eu amo o coração dos homens e todas as coisas belas... Mas perdoe-me, pois somente a Ti eu deveria amar.

Sorrindo, Deus lhe respondeu:
-Francisco, eu amo o céu e as estrelas. Eu amo Clara e suas irmãs. Eu amo o coração dos homens e todas as coisas belas... Meu filho, não precisas chorar, pois isso tudo Eu amo também."





Para mim, esse é um dos diálogos mais lindos que já li.
A todos Paz e Bem!
_____________________________________________

Fabíola Espíndola
Vice-Secretária Fraterna Regional
Subsecretária de Formação Regional